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Especialista alerta sobre importância do eSocial na ACISBEC

Novo sistema de envio de informações entra em vigor a partir de julho deste ano

Novo sistema de envio de informações entra em vigor a partir de julho deste ano

O eSocial, programa de envio de dados de funcionários pelas empresas, foi tema de palestra realizada na ACISBEC (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo) nesta quarta-feira (11). Direcionado a contadores e pequenos negócios, o evento teve o objetivo de alertar sobre a importância das mudanças para atender as exigências do governo federal. O programa começa a ser obrigatório para todas as empresas a partir de 1º de julho deste ano.

A ação é uma iniciativa do Núcleo de Contadores da ACISBEC, que visa orientar os empreendedores a respeito das alterações e implantações do novo sistema, além de outras atividades.

O palestrante, Onofre Maggio, alertou sobre a importância da conscientização dos empreendedores estarem preparados ou correm o risco de encerrar as atividades porque as fiscalizações serão intensas. “O sistema está totalmente preparado, já que o potencial de processamento é de grande porte. Temos visto que momento, os empresários estão despreparados e depositando sua confiança no contador. Na verdade, tudo já existia, mas agora há novas orientações”, disse.

O objetivo do programa para as empresas é a simplificação do processo; para o governo, maior poder de fiscalização na garantia de direito dos trabalhadores. Hoje, a fiscalização a respeito de toda parte trabalhista é de cerca de 13%, com o eSocial vai chegar a 100%. “As empresas precisam tomar muito cuidado porque o cruzamento das informações está muito eficiente por meio de um banco de dados gigante, portanto, tudo terá de ser informado ao governo. Não existe mais o famoso jeitinho. Acabou!”, alertou o consultor.

A implantação do sistema exige preparação para a implantação e envolvimento do funcionário. É preciso começar agora, envolver o contador, ajustar a rotina de envio de documentos.

As multas e autuações serão realizadas pelo Ministério do trabalho e Previdência Social. A falta de registro e admissão fora do prazo será de R$ 3.000,00 (empresas normais) ou R$ 800,00 para microempresas. Em caso de reincidência, o valor será dobrado.

Para a ACISBEC, a ação é mais uma forma de apoio aos setores comerciais e industriais, especialmente aos pequenos negócios. “Todos devem se preparar e estar alertas para os grandes impactos das mudanças nas suas empresas”, acrescenta Valter Moura, presidente da ACISBEC. 

O evento, que tem apoio da ACISBEC, é uma realização da Informaggio, empresa de soluções empresariais, de São Bernardo, com foco na gestão e crescimento das empresas, empresários e pessoas.

Sobre a ACISBEC

Instituição com mais de sete décadas de existência, foi fundada em 27 de setembro de 1944. Instalada em sede própria com área de quatro mil metros construídos, dispõe de ampla estrutura distribuída em seis pavimentos com auditório para 400 pessoas, salas de reunião, salão de exposição para feiras e fóruns de negócios, cursos e palestras, entre outros. O salão nobre, na cobertura, tem capacidade para 150 pessoas. A entidade é uma das que possui maior espaço edificado entre as associações comerciais do Brasil.

Ao longo dos anos, a ACISBEC implantou serviços, projetos, realizou convênios e parcerias em benefício dos associados e comunidade. Entre os atendimentos prestados estão consulta Pessoa Física e Pessoa Jurídica; Cadastro Positivo; Certificado Digital; Certificado de Origem; ACISBEC Mobile; Cursos e Eventos e dispõe de locação de salas.

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Abril/2018


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