Notícias

Fique por dentro do que acontece em nossa entidade, no Brasil e no mundo.

Foto ilustrativa

Museu ACISBEC ganha apoio para futuro projeto

Em visita a ACISBEC, integrantes da AME consideraram a ação positiva e alinhada à filosofia do grupo memória da cidade

 

Em visita a ACISBEC, integrantes da AME consideraram a ação positiva e alinhada à filosofia do grupo memória da cidade

A ACISBEC (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo) recebeu a visita de integrantes da AME (Associação dos Amigos da Memória de São Bernardo do Campo) e apoia o projeto da entidade, que atua sem fins lucrativos e visa dar apoio à coleta, preservação e divulgação da memória da cidade.

O encontro aconteceu nas instalações da ACISBEC, na tarde de terça-feira (2). Participaram do encontro Hilda Breda, Eliene Amaral, Gilmar Guiesser e a esposa Célia, integrantes da AME.

Na oportunidade, o presidente da ACISBEC, Valter Moura Júnior, colocou a casa à disposição para os projetos dos memorialistas. No ano passado, a ACISBEC participou de evento da AME em homenagem aos autonomistas, líderes da emancipação político-administrativa de São Bernardo do Campo, que aconteceu em 30 de novembro de 1944.

Moura Júnior disse que uma das suas missões à frente da ACISBEC - reeleito neste ano para os próximos cinco anos – é manter o legado deixado pelo seu pai Valter Moura (in memoriam), que permaneceu por 33 anos no comando da entidade.

“E, além disso, criar o Museu da ACISBEC para conservar e difundir toda a nossa história, e que também está ligada aos movimentos políticos e históricos do desenvolvimento de São Bernardo. O banqueiro Wallace Simonsen participou da fundação da ACISBEC, foi líder emancipacionista e primeiro prefeito da cidade quando foram incluídas as palavras ‘do Campo’ no nome da cidade. Até então, era apenas São Bernardo”, contou.

Memória viva - O grupo representante da Memória também se comprometeu a colaborar com as ações da ACISBEC para pôr em prática o projeto do Museu ACISBEC e em breve pretende apresentar ações colaborativas.

“São Bernardo não tem vínculo afetivo e nem identidade cultural. Podemos contribuir com o que há de melhor, depoimentos de familiares, descendentes de emancipacionistas. Temos que documentar essa riqueza humana”, comentou Hilda Breda.

Para o grupo, a ideia do museu é excelente. “Precisamos de entidades e sociedade civil envolvidas nesse processo porque se depender do poder público, não conseguiremos”, acrescentou Gilmar.

Eliene Amaral reforçou que, em geral, as pessoas gostam e querem saber dos acontecimentos do passado. “Por isso, temos que repassar e ajudar com o nosso conhecimento”, disse. Célia Guiesser também acrescentou que é importante difundir para as novas gerações para que a história não se perca.

Sobre a ACISBEC

Instituição com mais de sete décadas de existência, foi fundada em 27 de setembro de 1944 e tem como presidente Valter Moura Júnior. Instalada em sede própria com área de quatro mil metros construídos, dispõe de ampla estrutura distribuída em seis pavimentos com auditório para 400 pessoas, salas de reunião, salão de exposição para feiras e fóruns de negócios, cursos e palestras, entre outros.

ATUAL IMAGEM COMUNICAÇÃO
Fale Conosco | (11) 4332-9697
contato@atualimagemcomunicacao.com.br

Atendimento à Imprensa
Niceia Freitas | (11) 99849-1965
niceia.climaco@gmail.com

Isadora Climaco | (11) 97354-8532
isadoraclimaco@gmail.com

Abril/2024


Oi, tudo bem? Clique em algum dos setores abaixo e converse conosco pelo WhatsApp.

Vamos conversar no WhatsApp?